A FAUNA BRASILEIRA

 

A fauna brasileira é rica em espécies, e essa diversidade é própria dos climas tropicais. Comporta, entretanto, um número relativamente pequeno de indivíduos e muitos deles são endêmicos. (Ocorrência restrita em espaço terrestre de uma determinada espécie, grupo de espécies ou população. Há espécies que só existem na América do Sul, como a capivara - que é o maior roedor do mundo - e a ema. Exemplos de indivíduos endêmicos são o peixe-boi e o boto-rosa, exclusivos da Região Amazônica, assim como a cambaxirra, o sebinho-peito-amarelo-branco, e o tracajá, ou tartaruga-do-amazonas. Entre as aves, também podemos citar, no Brasil, o uirapuru-coroa-dourada, a arara-vermelha e a arara-azul-de-lear.).

Confira no quadro abaixo o total estimado de espécies da fauna de nosso país.

Na fauna de um território podemos distinguir comportamentos diferentes entre os animais.

                           

Existem as espécies migradoras, como o andorinhão, a marreca-do-amazonas, a marreca-da-asa-azul, o macaco-caiarara e o macaco-barrigudo, e existem as espécies não migradoras, que vivem em um só ambiente, onde encontram alimento e se reproduzem.

Os jacarés-de-papo-amarelo, por exemplo, vivem em lagoas e igarapés formando populações sedentárias; os grandes felinos, como as onças, delimitam territórios para caçar e se reproduzir.

Os animais migram em busca de alimento, abrigo ou buscando se reproduzir.

 

O Perigo da extinção de nossa Fauna.

                     

A diversidade de nossa fauna tem levado à falsa idéia de abundância, o que costuma levar à destruição.

A expansão desordenada do país tem provocado a diminuição de várias populações da fauna ao ponto de levar algumas espécies a desaparecerem de muitas regiões.

 

Muitas espécies se encontram em extinção devido a processos naturais; outras, no entanto, correm o risco de extinção pela acelerada ocupação e destruição da nossas florestas.

Preocupado com essa situação, o IBAMA publicou a lista oficial das Espécies Ameaçadas de Extinção.

Na lista há animais bem conhecidos, como a ararinha-azul, a ararajuba, o mico-leão-de-cara-dourada, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, ariranha e outros.

                      

Total de espécies em extinção:

    • Mamíferos: 67
    • Aves: 109
    • Répteis: 01
    • Insetos e outros invertebrados:32
    • Total : 218 espécies

Fonte: Lista oficial do IBAMA das espécies ameaçadas de extinção; Cadastro da Fauna de Vertebrados Terrestres da Amazônia Legal Brasileira - IBGE; Cadastro da Fauna Ictiológica do Brasil - IBGE

                            

Confira abaixo as principais causas do extermínio da fauna brasileira:

- destruição do habitat, provocado pelo crescimento desordenado do país (instalações de indústrias, abertura de estradas etc.);

- poluição do ar e dos rios pelo o uso de defensivos agrícolas e outras substâncias químicas;

- desmatamento de florestas;

- perseguição insensata de espécies de animais para fins comerciais (ornamento, lazer, consumo), principalmente na área do Pantanal (no Estado de MS) e na área da Amazônia Brasileira.

 

 

RETORNAR PARA A PÁGINA -  ECOLOGIA