3) O Arrebatamento da Igreja

 

O Apóstolo Paulo apresenta o ensino sobre o Arrebatamento da Igreja e sobre a situação dos mortos em Cristo e a vinda do Senhor.

I Tessalonicenses 4: 13 a 18

 13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

15 - Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

17 - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 -Portanto consolai vos uns aos outros com estas palavras.

 

1) A vinda do Senhor (Parousia) - Se realizará na descida do Senhor do céu.

2) A Ressurreição dos Crentes - Depende da ressurreição de Cristo, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em Sua companhia os que dormem.

3) Os salvos Ressuscitarão - Antes dos outros acontecimentos ligados com Sua vinda, pois os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Veja verso 16 e Apocalipse 20: 4-6.

4) O encontro com o Senhor - O encontro com o Senhor nos ares significa permanência no Novo Corpo Glorioso na Presença de Cristo que então deve proceder para a terra na companhia dos Santos.

5) Os vivos serão transformados - I Co 15: 51-53 ( -51Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; - 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. - 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortabilidade).
Marcará o fim da história e vinda de Cristo. - Veja também Mt 24: 31.
 
6) A vinda do Senhor é certa e repentina -  I  Ts 5: 1-3
1- Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;
2- Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
3- Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
 
7) O que é arrebatamento -  O dia e hora ninguém sabe - Mt 24: 36 (Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai).
Ninguém pode marcar a data - II Pe 3: 8 (Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia).
Devemos estar sempre prontos - Mt 25: 1-13 (A parábola  das 10 virgens).
 
8) Quem será arrebatado?
Muitos membros  da Igreja não serão arrebatados .
Muitos filhos de crentes, esposas, esposos não serão arrebatados.
Todo crente nascido de novo será arrebatado.
O joio será separado do trigo.
 
9) A igreja passará pela grande tribulação ? / A igreja não passará pela tribulação?
Alguns seguimentos cristãos acreditam que a Igreja passará pela tribulação outros seguimentos acreditam que não.

 

ARREBATAMENTO DOS CRENTES

 João 11:25-26; 1Ts 4:16-17; 1Cor 15:50-53

1) Os corpos de todos os que morreram EM Cristo:  (logo, somente os verdadeiros crentes da dispensação das igrejas locais) serão ressuscitados.

2) Uma fração de segundos depois: os corpos de todos os verdadeiros crentes então vivos serão transformados.

3) Tanto os corpos ressuscitados como os transformados serão: incorruptíveis; imortais; glorificados, semelhantes ao que Cristo tem hoje.  1Jo 3:2.

4) Arrebatado nos ares: todos os verdadeiros crentes (quer de corpos ressuscitados quer de corpos transformados) juntamente serão corporalmente arrebatados nos ares, para, em seus corpos glorificados, estarem com o Senhor pela eternidade dos séculos.

 


   Estudos Bíblicos    Escatologia    7 Dispensações    A Volta de Cristo    Tribulação    Anticristo    Marca    70 Semanas    Milênio    Juízo Final    Eternidade