9) O Julgamento Final
Preparação para a Eternidade

Os livros de registros são abertos nos céus e cada justo tem o seu nome passado em revista por Jesus Cristo.

Nesse julgamento final, o fogo do Deus eterno destruirá o pecado e aqueles que obstinadamente se apegaram a ele.

Satanás e todos os perdidos perecerão nessa "segunda morte", uma morte eterna da qual não haverá ressurreição.

O Juízo Final ou o Julgamento Final é uma Preparação para a Eternidade, após o Milênio.

Neste período haverá:

 

1) Julgamento de Satanás e seus demônios

Terminado o Milênio, Satanás é solto, engana as nações do mundo e as congrega (Oh, a maldade humana!) em fúria revoltosa contra Cristo (da mesma forma que houve no céu, a rebelião agora é na terra, o poder de persuasão de Satanás é muito forte). Mas fogo do céu devora os exércitos do Diabo e ele é lançado para sempre no Lago de Fogo Apoc 20:7-14.
Todos os demônios, que já estarão presos no Tártaro , serão lançados no Lago de Fogo, eternamente Mat 25:41; 8:29; 2Pe 2:4; Jude 1:6.
O sofrimento (para homens, demônios, e Satanás) no Lago de Fogo é eterno, inescapável, definitivo, consciente, em chamas literais, terribilíssimo Ap 20:10.
Não é explicitado o exato tempo quando os demônios serão lançados do Tártaro para o Lago de Fogo. No entanto, mesmo sem certeza absoluta, podemos assumir que, quanto a seus destinos finais, não deverá haver diferença entre o chefe dos demônios e seus subalternos, portanto tudo indica que:
- O Poço Sem Fundo ou Abismo, de Ap 20:1-3 (diferente de Poço do Abismo, de Ap 9:1,2), é o mesmo Tártaro de 2Pe 2:4.
- Será ao final do Milênio que todos os demônios serão lançados do Poço Sem Fundo (= Abismo = Tártaro) para o Lago de Fogo, juntamente com Satanás.

 

2) O grande Trono Branco

O julgamento do grande trono branco é diferente do julgamento das nações:

a) Julgamento das nações  (Mt 25:31-46) - Este julgamento ocorrerá imediatamente antes da implantação do Reino de Jesus Cristo na Terra, E tem por objetivo julgar a todas as nações, ou seja, os remanescentes da Grande Tribulação e da batalha final, separando as ovelhas dos bodes com base no tratamento que estes tenham dado aos "pequeninos irmãos" de Jesus, entenda-se: os judeus. Isto porque a Igreja de Cristo bem como todos os seus santos já estarão com Ele, sendo assim, os únicos irmãos de Jesus ainda sobre a Terra, que não os novos convertidos (as ovelhas), são os judeus.

b) Julgamento do grande trono branco  Ap 20:11-15 - O julgamento do Grande Trono Branco ocorrerá logo ao fim do governo milenar de Jesus Cristo.Este será o julgamento final de todos os seres humanos que morreram, ao longo da história, e os que sobreviveram durante a Tribulação, mas que não aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador durante suas vidas. Também será o julgamento final da morte e do inferno.

 

3) O Novo Céu e a Nova Terra

(Isa 65:17; 66:22; 2 Pe 3: 10- 13; Apoc 21:1-2): Deus dissolverá em fogo todo o universo, como que numa explosão nuclear de toda a matéria existente, enquanto guardará os redimidos com a sombra da Sua mão. A seguir, criará novo céu e nova terra.

 


   Estudos Bíblicos    Escatologia    Dispensações    Volta Cristo    Arrebatamento    Tribulação    Anticristo    Marca    70Semanas    Milênio    Eternidade