4) A Grande Tribulação

 

A expressão Grande Tribulação refere-se a um período de tempo descrito na Bíblia como sendo de grande aflição mundial. Seu nome se origina do livro bíblico de Mateus, capítulo 24, versículo 21: "porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá".

 
1) A DURAÇÃO DESTE PERÍODO
Nossa convicção é que este período será de sete anos em duração. Porque o tempo combinado de profetizar das duas testemunhas (Apoc. 11:3) e a carreira da besta (Apoc. 13:5) é, aproximadamente, de sete anos. Notai que as testemunhas devem profetizar por ? mil duzentos e sessenta dias? aproximadamente três anos e meio); então é para a besta levantar-se e matá-los (Apoc. 11:7) e continuar,quarenta e dois meses? (Apoc. 13:5). As testemunhas principiarão a testificar logo, desde que a besta deve ser destruída quando Cristo vier para julgar e guerrear (Apoc. 19:11-21; 2 Tess. 2:8). Notar-se-á que tomará os mil, duzentos, e sessenta dias, com os quarenta e dois meses, literalmente. Também sustentamos ser a grande tribulação de sete anos de duração porque a consideramos como sendo a semana de setenta semanas de Daniel (Dan. 9:27).

 

2) OS HORRORES DESTE PERÍODO
Este período é para ser o dia da ira de Deus. Durante este período o Deus, a quem pertence à vingança, vingar-se-á do tratamento que este mundo dispensou ao Seu Filho e aos Seus santos. Ele vingará completamente Seus eleitos (Luc. 18:7; Apoc. 6:9,10). Ele derramará os vasos de Sua ira até as últimas fezes amargas sobre esta terra amaldiçoada de pecado e entenebrecida pelo diabo. A terra será arrancada do diabo e o seu povo dado ao povo de Deus (Mat. 5:5).

 

3) SALVAR-SE-Á ALGUÉM DURANTE ESTE PERÍODO?

O livro do Apocalipse mostra dois grupos distintos de salvos: (Ap 7.4-14). Isto significa que, apesar da oposição do Anticristo, a Bíblia continuará a ser divulgada em escala mundial; evidentemente com a perseguição do anticristo que procurará queimar todas as bíblias que existem em sua época, como já tentou fazer antes através de um de seus representantes.

Afirma o profeta Isaías: “Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso DEUS subsiste eternamente” (Is 40.8).

Na Grande Tribulação, a salvação continuará sendo pela fé em Cristo, muitos porém precisarão provar sua fé morrendo pelo testemunho de Jesus e pelo amor da Palavra de Deus.

  

 

4) A GRANDE TRIBULAÇÃO

Os eventos que ocorrerão na semana de número 70 de Daniel são descritos em Apocalipse. Será um período de 7 anos, divido em duas partes de 3 anos e meio cada.

Na primeira metade, Satanás trará males, representado pelos selos. Enganará os moradores da terra, trazendo relativa paz e tranquilidade; resolverá os problemas políticos e econômicos, mas, ao tentar receber adoração dos judeus, dentro do templo reconstruído em Jerusalém, no lugar santíssimo, será rompida a aliança entre ele e Israel.

Após isso, sobrevirá sobre a terra os juízos de Deus, chamados de trombetas e taças. Aparentemente, estes dois últimos acontecerão simultaneamente.

Alguns destes juízos serão catástrofes naturais (terremotos, maremotos, pragas, poluições, quedas de asteroides, etc.), mas haverá também juízos sobrenaturais.

 

 


   Estudos Bíblicos    Escatologia    Dispensações    Volta Cristo    Arrebatamento    Anticristo    Marca    70 Semanas    Milênio    Juízo Final    Eternidade