2) A Volta de Cristo

 

A volta de Jesus é certa, não depende das pessoas acreditarem ou não. Ele disse que iria voltar, Jesus voltará.

Vamos ver algumas afirmações:

 

1) O próprio Jesus disse que voltaria:

(E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também  Jo 14:3 - Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem  Mt 24: 27).

(Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem Mt 24:30 - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém Ap 1:7).

 

2) Os apóstolos afirmaram que Jesus voltaria:

(Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor I Ts 4:16,17).

(E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos Jd 14).

 

3) Os profetas do Antigo Testamento disseram da vinda de Jesus: 

a) Malaquias 3:1-5: - A vinda do Senhor, precedida pelo seu anjo.

b) Isaías 60:1,2: - Sobre a Glória da Nova Jerusalém.

c) Daniel 7:13,14: - Zacarias 14:4 - Salmos 24:7-10 e 45:2-4.

 

4) Os anjos afirmaram que Jesus voltará:

Sobre a ascensão de Jesus (E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir At 1:10,11).

 

5) A ceia do Senhor é uma afirmação de que Cristo voltará:

(Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha I Co 11: 26).

 

Os Sinais de Sua Vinda

Os Sinais da Volta de Jesus Cristo, já estão cada vez mais nítidos, seja na televisão, jornal, rádio. As notícias mostram os sinais que Jesus está voltando, Maranata vem Senhor Jesus!

1) Falsos Cristos - Quantas religiões apareceram dizendo ser o Messias Seu Mestre, algumas delas são: a) Seita do Reverendo Moon, b) Henry Cristo, c) Maytreia, d) José Luis de Jesus Miranda (Creciendo en Gracia), e) etc. - (Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos - Mt 24:5).

2) Guerras e Rumores de Guerras - Há cerca de 30 a 40  guerras por dia, em todo o mundo. Na 1º guerra mundial (1914-1918) - 87% dos habitantes do planeta se viram envolvidos no conflito, gastou-se nesta guerra US$ 331.612.542.560,00. Na 2º guerra mundial (1939-1945) - 55 milhões de pessoas morreram, foi lançada a 1ª bomba atômica em guerra oficial. - (E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim - Mt 24:6).

3) Nação contra nação - (Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino - Mt 24:7 a).

4) Fome - Em 1974 cerca de 4 milhões de pessoas morreram de fome, na Índia dezenas de pessoas morrem de fome por dia, em 1994 na crise do Sudão crianças morriam de fome diariamente, o grande aumento da população faz o alimento tornar-se cada vez mais escasso - (e haverá fomes - Mt 24: 7 b).

5) Pestes - Câncer, Aids, Cólera, Pneumonia Asiática, Gripe do Frango, Praga Bubônica, etc -  ( e pestes - Mt 24: 7 b).

6) Terremotos - Os terremotos têm aumentado assustadoramente.

Veja as estatísticas:

·       Século I = 15 terremotos.                                                       

·       Século III = 18 terremotos.                                                    

·       Século  VIII = 35 terremotos.                                               

·       Século IX = 59 terremotos.                                                     

·       Século XII = 84 terremotos.                                 

·       Século XIII = 115 terremotos.                                                

·       Século XIV = 137 terremotos.                                                

·       Século XV = 174 terremotos.                                                 

·       Século XVI = 253 terremotos.                                                  

·       Século XVII = 378 terremotos.                                                     

·       Século XVIII = 640 terremotos.                                                    

·       Século XIX = 2139 terremotos.                                     

7) Perseguição - Ódio ao Cristianismo, vemos pessoas como Voltair, Hitler perseguir Israel e os cristãos, sistemas políticos (comunismo), religiões (Islamismo, etc) - (Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão - Mt 24: 9, 10).

8) Aumento da Ciência - A ciência e a tecnologia estão cada vez mais avançadas. O que não foi feito em milênios, foi-se feito em um século (século XX) - (E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará - Dn 12:4).

9) O Multiplicar da Iniqüidade - (E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará - Mt 24:12).

11) A Evangelização Mundial - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim - Mt 24:14).

12) O Crescimento do Ocultismo - (Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios - I Tm 4:1).

13) Homens Amantes de si mesmo - (Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te - II Tm 3:1-9).

14) Apostasia - (Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo - Jd 4).

15) Restauração da Terra da Palestina - (Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniquidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados. E a terra assolada será lavrada, em lugar de estar assolada aos olhos de todos os que passavam. E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden: e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas -  Ez 36:33-35).

16) O Avivamento Mundial - Promessa do Derramamento do Espírito - (E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito - Jl 2:28 e 29). E o cumprimento da Promessa -  (de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem - At 2: 2-4).

 

Como será a vinda de Jesus

VISÃO PRÉ TRIBULACIONISTA

A 2ª vinda de Jesus será em duas fases num espaço de 7 anos:

Primeira fase:

1) Ele virá só até as nuvens - Em grande velocidade e de forma secreta ( Mt 24:27) - veja também ( I Ts 5:2 - I Ts 4: 17). 

2) Vira antes que apareça o anti-cristo - ( II Ts 2:6-8).
Mistério salienta uma origem sobrenatural (Cl 1:26, 27) - (I Tm3:16) ; enquanto iniqüidade caracteriza o anti-cristo, dando ênfase à força da oposição a Deus que já opera no mundo (I Jo 2: 18), até atingir o seu clímax na remoção do detentor. O iníquo é a contrafação de Cristo. Ambos tem as suas vindas: aquele operará milagres e prodígios pela energia satânica; Cristo faz suas obras no poder de Deus. (Jo 14:10).
 
3) Virá para buscar a noiva - (I Ts 1: 10)
Ira vindoura refere ao julgamento final de Deus em justiça. Então as profecias do A.T. (Js 2: 10-22 ; Sf 3: 8) e do N.T. (Rm 3: 5, 6 ;  Hb 6: 2 ; Jd 14: 15 ; Ap 6: 17) terão cumprimento. O único escape é o livramento de Cristo. Virá para a Igreja.

Segunda Fase - Após 7 anos

1) Vira lentamente - Todo olho o verá. Pisará no monte das oliveiras. (Ap 1: 7) - (Mt 24: 30) - (Zc 14: 4).

2) Virá para matar - O anti-cristo. (II Ts 2: 8).

3) Virá com a esposa - (Ap 19: 11, 14).

Cavalo branco = símbolo da vinda de Cristo em vitória. (Ap 6: 2).

Fiel e verdadeiro = título de Cristo (Ap 3: 14 - Ap 1: 5).

Os Exércitos do Céu pelejarão com Cristo, juntamente com a esposa (Ap 19: 19).

Vencedor da Besta e do Falso Profeta = Jesus Cristo (Ap 19: 11-16).

 4) Virá para acabar - Com a grande tribulação.

 5) Virá para os judeus.

 

VISÃO PÓS TRIBULACIONISTA 

A- Significado:
O arrebatamento acontecerá ao final da Tribulação. O arrebatamento é distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno intervalo de tempo. A igreja permanecerá na terra durante todo o período da tribulação.

B- Provas citadas:
-O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras.
-Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos).
-Há santos na terra durante a tribulação. (Mt 24.22)

 

Segundo algumas igrejas evangélicas, antes da grande tribulação descrita no apocalipse, os cristãos da terra desaparecerão. Serão “arrebatados” por Cristo antes do julgamento final. Para ser mais exato é uma crença num arrebatamento “Pré-Tribulacionista”. Segundo eles isto ocorrerá um pouco antes do aparecimento do anti-cristo, e todos os chamados cristãos fiéis serão levados para o céu e não participarão da grande tribulação. Na visão "Pós-Tribulacionista", segundo Igrejas que creem nesta doutrina o arrebatamento acontecerá após a grande tribulação descrita em apocalipse, ou seja, os cristãos estarão passando pela tribulação e enfrentando o anticristo aqui na Terra, porém estarão com a proteção do Altíssimo Deus Todo Poderoso e seu Espírito continuará agindo neste período!



O próprio texto de 1 Ts 4, 15-17, citado por que defende esta doutrina, já nos mostra que primeiro os mortos terão que ressuscitar e que somente após isso os que estão vivos irão ser levados por Cristo.

João diz que:

“Não estranheis isto: chega a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. Os que agiram bem ressuscitarão para viver, os que agiram mal ressuscitarão para ser julgados.” Jo 5,28-29

Ou seja os mortos terão que ressuscitar para poderem ser julgados e somente após o julgamento irão ao céu ou inferno, ora como podem os pré-tribulacionistas dizerem que seremos arrebatados antes do Julgamento Final se os vivos irão ao céu somente após os mortos que serão julgados?

Continuando no Capítulo 5 de I Ts, veremos que Paulo está falando de um arrebatamento logo quando Cristo vir e não antes disso:

I Tessalonicenses 5, 1-4. A respeito da época e do momento, não há necessidade, irmãos, de que vos escrevamos. Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão.

Ou seja veja Paulo dizendo que os Cristãos verão a tribulação, como assim afirma Jesus:

Mateus 24, 20-22 Rogai para que vossa fuga não seja no inverno, nem em dia de sábado; porque então a tribulação será tão grande como nunca foi vista, desde o começo do mundo até o presente, nem jamais será. Se aqueles dias não fossem abreviados, criatura alguma escaparia; mas por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados.

Veja que por causa dos escolhidos os dias da tribulação serão diminuídos para que os escolhidos possam se salvar, Jesus não diz que antes da tribulação os escolhidos seriam salvos, mas que os dias seriam diminuídos para que após isso eles fossem salvos.

Claro que Cristo não abandonará os seus e os manterá firmes e os apoiará e os salvará da tribulação.

E Lucas completa:

Lucas 21, 26-28. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.

Veja que Jesus virá depois da tribulação e exorta aos fiéis a levantar as cabeças, pois o alivio estará próximo, depois da provação e não antes.

Portanto está claro que não existe nenhum arrebatamento da Igreja fiel antes da tribulação ou todos estes versículos seriam desconexos.

Todas as evidências bíblicas apontam para apenas uma segunda vinda de Jesus.

Mt 24,27.30: Pois, como o relâmpago aparece no levante e brilha até o poente, assim será a chegada do Filho do Homem. Então aparecerá no céu o estandarte do Filho do Homem. Todas as raças do mundo farão luto e verão o Filho do Homem chegar nas nuvens do céu, com glória e poder.

2 Ts 2,1.8: Irmãos, pela vinda do Senhor nosso Jesus Cristo e nossa reunião com ele…Então se revelará o iníquo, que será destruído pelo Senhor Jesus com o sopro de sua boca e anulará com a manifestação de sua vinda.

 

Conclusão
 
Deixamos as duas principais doutrinas da Volta de Cristo e do arrebatamento, e você através do estudo das Escrituras com a ajudo do Espírito Santo tirará suas conclusões!
 
Quanto a doutrina do "Arrebatamento Secreto" esta apareceu há pouco mais de duzentos anos, por um inglês chamado John Nelson Darby (1800-1882), e tornando-se febre entre os protestantes por causa dos comentários de rodapé da Bíblia de Scofield, se tornando a mais recente linha de interpretação da escatologia bíblica.
 
Esta tal interpretação já havia sido formulada trezentos anos antes pelo jesuíta espanhol Franscisco Ribera (1537-1591), por quase 3 séculos, ficou confinada na Igreja Católica, até que, em 1826, Samuel R. Maitland (1792-1866), que era bibliotecário de Canterbury, publicou um panfleto em que promovia a ideia do jesuíta.
 
Também o filme de Hollywood "deixados para trás – a doutrina do arrebatamento", ajudou a difundir esta ideia, no entanto existe muita discussão sobre este assunto entre estudiosos! 
 
Portanto independente da diferença entre as duas doutrinas uma coisa é certa, Cristo voltará para buscar sua Igreja.
 
Que o discernimento do Espírito Santo lhe traga paz ao coração, e aguarde com confiança e fé no Salvador de nossas almas!
 
Maranata, Ora vem Senhor Jesus!
 
Amém!
 
 

 


   Estudos Bíblicos    Escatologia    7 Dispensações    Arrebatamento    Tribulação    Anticristo    Marca    70 Semanas    Milênio    Juízo Final    Eternidade