Capítulo 1 - A Batalha Espiritual

O cristão está no meio de uma grande batalha, e o ser humano é o alvo.

O homem é o alvo tanto de Deus quanto do diabo, por isso devemos nos posicionar, saber de que lado estamos, do lado do bem, "Deus", ou do lado do mal "satanás".

Não existe meio termo, não podemos estar em cima do muro, não podemos ser neutros.

O cristão é o mais visado pelo inimigo, nosso adversário, por isso devemos nos vestir da armadura de Cristo, para resistir contra as ciladas do diabo e seus demônios.

Pegue suas armas, se revista com o Sangue de Cristo e combata o inimigo e suas hostes, no nome de JESUS CRISTO!

 

Origem da Batalha Espiritual

A bíblia está repleta de alusões a batalhas, guerras, confrontos e conflitos entre indivíduos, grupos, nações, entre Deus e o homem, o cristão e a sua natureza carnal, a igreja e o mundo, a igreja e o diabo. Mas qual a causa desses conflitos internos e externos?

De acordo com as Sagradas Escrituras, a primeira batalha que ocorreu foi quando Lúcifer, um querubim ungido, encheu-se de orgulho e, presumindo que poderia ocupar o trono de Deus, promoveu um levante entre os anjos, mas foi expulso do céu com um terço dos rebeldes pelo Arcanjo Miguel, líder do Exército de Deus (Isaías 14: 12-20 / Ezequiel 28: 12-19).

Desde então, o adversário de Deus passou a atacar tudo que o Eterno criou, levando o ser humano, a "coroa da criação", a queda numa tentativa de subtrair a adoração e a obediência que é devida apenas ao Criador, atingir o coração dele e cumprir propósitos destruidores (Daniel 11: 21-45).

A despeito de o homem ter cedido a tentação da serpente no Éden, pecando e distanciado-se de seu Criador, este providenciou a expiação e a salvação do ser humano, por intermédio de Jesus, o segundo Adão, prometendo que todo aquele que crer naquele que venceu a carne, o diabo e a morte será gerado pelo Espírito Santo e pela Palavra para uma nova vida em amor, santidade e glória.

Deus é infinitamente mais poderoso do que satanás; e pode guardar Seu povo de todo mal.

Mas requer que este guarde a salvação e a vida eterna que lhe assegurou graciosamente por intermédio de Cristo pela obediência a Ele e pela resistência ao inimigo.

Deus assegura a vitória a Igreja de Cristo nesta batalha, na qual não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Efésios 6: 12).

E o Senhor disponibiliza uma poderosa e eficaz "armadura" para proteger os "soldados" que combatem o bom combate da fé (Efésios 6: 13-17).

  

Definições em uma Batalha

 Efésios 6: 10-18

10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

 GUERREIRO = AQUELE QUE É PRÓPRIO DA GUERRA, BELICOSO, AGUERRIDO, COMBATIVO, ARMIPOTENTE (MUITO PODEROSO EM ARMAS), INDIVÍDUO QUE GUERREIA, AQUELE QUE TEM ÂNIMO BELICOSO, AQUELE QUE TEM TOMADO PARTES EM GUERRA, PORTANDO-SE COM DENODO (OUSADIA, INTREPIDEZ, VALOR, CORAGEM, ÍMPETO, BRAVURA, DESTEMOR).

 SOLDADO = INDIVÍDUO ALISTADO NAS FILEIRAS DO EXÉRCITO, AQUELE QUE LUTA POR UMA CAUSA, DEFENSOR.

 BATALHA = ATO ESSENCIAL DA GUERRA: CONJUNTO DE COMBATES SIMULTÂNEOS OU SUCESSIVOS TRAVADOS PELAS DIVERSAS ARMAS, E EM QUE TOMA PARTE A TOTALIDADE OU A MAIORIA DAS FORÇAS QUE ATUAM NUM TEATRO DE OPERAÇÕES.

 INIMIGO = HOSTIL, ADVERSO, CONTRÁRIO, PERTENCENTE A GRUPO, FACÇÃO OPOSTA, QUE PREJUDICA, OU CAUSA DANO, NOCIVO, AQUELE QUE ODEIA OU DETESTA ALGUÉM OU ALGO, COISA PREJUDICIAL, NOCIVA, DESTRUTIVA.

 O CRISTÃO NÃO PODE IGNORAR QUE ESTÁ EM UM CAMPO DE BATALHA, ELE É O ALVO DO INIMIGO, TEMOS QUE ENFRENTAR E LUTAR CONTRA 3 INIMIGOS: A CARNE, O MUNDO E O DIABO.


Home       Estudos Bíblicos       Batalha Espiritual       Capítulo 2       Capítulo 3       Capítulo 4       Capítulo 5       Capítulo 6       Capítulo 7       Capítulo 8