A Arte da Pregação

(Curso de Oratória)

 
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo,
redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
(II Timóteo 4: 2)

 
MISSÃO ORÁCULO DO SENHOR
 Anunciando ao mundo que Jesus cristo é o Senhor!

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO DA PREGAÇÃO

PARA A IGREJA CRISTÃ

 

Vivemos dias onde o papel da Igreja na sociedade, quando questionado, provoca ponderações em diversas direções. Entretanto, a Igreja está no mundo para fazer diferença nos lugares onde sua influência chega - ela deve cuidar dos interesses de Deus na terra: adorando-o, pregando o Evangelho, ensinando sua Palavra e atentando para os "órfãos e viúvas".

O cumprimento de todo este papel exige da Igreja inconformismo (no sentido de Romanos 12:2 "não vos conformeis a este mundo". Ela não pode acomodar-se, aquietar-se, nem omitir-se; sua guerra é contra o pecado, a injustiça e contra as "hostes espirituais da iniquidade" (Efésios 6:12) e, para tanto, necessita de santidade, oração e dependência do Espírito.

A sociedade continua tão sedenta de Deus quanto em qualquer outra época da história. Cada vez maior é o número de pessoas desesperadas. Fala-se em 400 mil suicídios por ano no mundo! As pessoas procuram sustentação espiritual, daí tantas religiões que surgem e conquistam adeptos, o que confirma quão grande é a carência do mundo.

Se o mundo continua o mesmo em matéria de sede de Deus, a Igreja, por sua vez, sobretudo os evangélicos, necessitam de reflexão sobre seu papel. A Igreja precisa, de um avivamento real. Avivamento é viver o Cristianismo com integridade.

O problema da Igreja em grande parte reside na pobreza de vida cristã que se vive: são multidões de crentes nominativos, meros frequentadores semanais de cultos que, quando muito, contribuem financeiramente com suas Igrejas.

Há descompromisso com a Palavra, com a ética e a moral cristãs. A Igreja é um corpo que encarna Cristo e como tal não poderia passar despercebida. Em suma, falta a consciência de discipulado cristão nos membros de nossas Igrejas.

A Igreja somente pode cumprir seu papel em meio à sociedade se prezar pela qualidade de vida cristã. Tenho certeza de que crentes verdadeiramente avivamos são capazes de revolucionar uma sociedade, uma nação, um país inteiro.

Para que a Igreja possa alcançar sua estatura ideal, nos termos de Efésios 4:12 e 13, o ministério da pregação é fundamental. Verdadeiramente a pregação é prioridade na Igreja Cristã, e o empobrecimento e desprestígio no púlpito faz com que as Igrejas se tornem vazias.

O grande número de crentes nominativos em nossas Igrejas é consequência dos púlpitos insossos, sem unção, vida, nem criatividade.

Para que a Igreja cumpra seu papel no mundo é imprescindível que os pregadores desempenhem seu ministério eficientemente e façam com que a pregação da Palavra volte a ser o momento mais importante do culto. Para que a pregação readquira seu grau de importância é imperativo que os pregadores tenham um preparo adequado, tanto espiritual como intelectualmente.

O pregador deve ser vocacionado por Deus para a mais importante tarefa do mundo e, consciente de sua excelente missão, dispor-se nas mãos de Deus buscando a direção do Espírito em todas as áreas de sua vida. Ele deve viver o que prega, ser exemplo de vida, de santidade, amor, oração, honestidade, chefe de família.

É mister que o pastor seja homem dado aos estudos, primeiramente das Escrituras, mas não somente conhecimento bíblico é fundamental ao bom pregador. Ele precisa ter boa formação teológica, histórica e didática. Isto exigirá do pregador constante apego aos estudos e pesquisas, e preparação para a pregação do Evangelho.

Este curso visa proporcionar ao Ministro do Evangelho o preparo básico para a Pregação da Palavra de Deus.

Que o Senhor nos capacite e nos de graça. Amém!

 

Índice:

Capítulo 1 - A Oratória

Capítulo 2 - Homilética

Capítulo 3 - Hermenêutica Bíblica

Capítulo 4 - Exegese

 

Bibliografia
1) Apostila do Curso de Oratória do Centro de Aprendizagem Acelerada.
2) Apostila do Curso “Explica a Palavra”, Pastor Franco do Site o pregador.
3) Livro Pregação sem mistérios, Pastor Petrizzi.
4) Grandes Pregadores e seus Sermões, Dr. Jerry Stanley key.
5) Comentários do Dicionário Bíblico em português “Interpreter´s Dictionary of the Bible”.
6) Regras para um Discurso, Neurolinguística Aplicada para o Cotidiano do centro de Aprendizagem Acelerada.
7) Hermenêutica e Exegese on Line.
8) Site www.oraculodosenhor.com

 

 

   Voltar a página de Estudos Bíblicos

Home     Oráculo     Ajuda     Batalha Espiritual     Avivamento     Nova Ordem     Conspiração     Apostasia     Ovnis     Palestras     Saúde      Contato