1) O ESPÍRITO SANTO

 O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade Santa.

A formulação doutrinal para a Trindade é que Deus é “um em essência, e três em pessoa”. Isto não confere uma contradição, visto que não estamos dizendo que Deus é “um em essência, e três em essência”, ou que Deus é “um em pessoa, e três em pessoa”. Isto é, não estamos dizendo que Deus é um e três no mesmo sentido, mas que Ele é um num sentido, e três em outro sentido. Portanto, não há contradição na doutrina da Trindade.

Deus o Pai, Jesus o Filho e o Espírito Santo compoem a Santíssima Trindade. Neste capítulo iremos tratar do Espírito Santo, nosso Senhor e Mestre.

O Espírito Santo tem personalidade individual e apresenta atributos como intelecto, sensibilidade e volição (ato pelo qual a vontade se determina a alguma coisa).

As Escrituras não só revelam o Espírito Santo como uma pessoa mas também assinalam a sua deidade. Vejamos em Atos 5: 3, 4 – quando Pedro falou a Ananias, acusou-o de ter mentido ao “Espírito Santo” (verso 3). No versículo seguinte Pedro disse: “mentiste a Deus”.

Outra prova da divindade do Espírito encontra-se nas qualidades que se atribuem a Ele. Por exemplo, em Hebreus 9: 14 descreve-o como “O Espírito Eterno” – Salmo 139: 7-10 indica a onipresença do Espírito “Para onde iri do Teu Espírito”. Em Lucas 1: 35, encontramos a onipotência do Espírito “Descerá sobre ti o Espírito Santo e o Poder do Altíssimo te envolverá”, disse o anjo a Maria. A onisciência também é descrita como uma qualidade do Espírito Santo, em 1 Coríntios 2: 10 e 11 vemos que Ele (Espírito Santo) “penetra todas as coisas” .

O Espírito na criação trouxe a vida Gn 1: 2.

Ele regenera o homem pelo novo nascimento Jo 3.

Convence do pecado, da justiça e do juízo Jo 16: 8-11.

Foi o poder do Espírito Santo que operou a ressurreiçao de Jesus Cristo, o mesmo poder operará em nós a ressurreição 2 Co 4: 13 e 14.

Jesus exerceu seu ministério aqui na Terra no Poder do Espírito Santo!

 

Nomes do Espírito Santo

1)    O Espírito de Deus – 1 Co 13: 16 – mostra a relação especial para com o Pai, e também mostra a igualdade com o Pai (Deus).

2)    O Espírito de Cristo – 1 Pe 1: 11 – a obra especial do Espírito é glorificar a Cristo, mais uma vez mostra a igualdade de ser o mesmo Espírito (de Deus, de Cristo, Espírito Santo, o mesmo Espírito mostrando nomes diferentes, pois todos é somente um Deus).

3)    Espírito de Vida – Rm 8: 2 – a vida que Jesus prometeu a seus seguidores torna-se uma realidade através do Espírito Santo, porque seu poder aniquila o poder do pecado a da morte.

4)    Espírito de Adoção – Rm 8: 15-17 -  nós, como cristãos, regozijamo-nos no fato de sermos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, pela operação do Espírito Santo.

5)    Espírito Consolador – Jo 14: 16 – o consolo que o Espírito Santo nos tráz não é uma simples compaixão; e sim uma cura para nossas feridas da alma e coração.

6)    Espírito de Graça – Hb 10: 29 – a graça é a lei fundamental do ministério do Espírito.

 7)    Espírito da Verdade – Jo 16: 13 – Jesus o chama de “Espírito da Verdade”, conforme a profecia a Seu respeito.

8)    O Espírito da Glória – 1 Pe 4: 14 – os que sofrem vitupérios por causa de Cristo, experimentarão o Espírito da Glória.

9)    Espírito de Oração – Rm 8: 26, 27 – o Espírito Santo ajuda-nos e intercede (ora) por nós e através de nós.

10)         Espírito Santo – vive em nós, renovando-nos segundo a imagem de Deus. Anela e ajuda – nos a viver uma vida vitoriosa e santa.

 

 

Símbolos do Espírito Santo

Os símbolos são usados para Revelar a Divindade, o Espírito Santo é apresentado nas seguintes figuras:

1)    Fogo – o Espírito Santo é uma chama viva, que arde, veja At 2: 3 e Mt 3: 11.

2)    Vento – em grego “pneuma”, que significs vento ou espírito, veja At 2 e Jo 20: 22.

3)    Água – elemento essencial á vida física. A água lava e refresca o Espírito Santo faz o mesmo, no sentido espiritual.

4)    Chuva e Orvalho – a suave e refrescante descida do Espírito na alma sedenta de vida e paz, veja Sl 72: 6, Is 28: 11 e 12.

5)    Pomba -  João viu o Espírito Santo que descia como pomba e repousou “sobre Ele”, Jo 1: 32.

6)    Óleo – azeite é usado para consagração e para curar, é a própria operaçao do Espírito Santo nas pessoas, 1 Sm 16: 13, Tg 5: 14 e 15, 1 Jo 2: 20 e 27. (O azeite também simboliza a Unção do Espírito Santo).

 

 

Ministérios do Espírito Santo

·       Na criação junto com o Pai e o Filho – (Gn 1: 2), veja também a criação do homem (Gn 1: 26 façamos).

·       Nascimento de Cristo – obra do Espírito Santo (Lc 1: 35).

·       O poder de Cristo na Terra foi realizado pelo Espírito Santo – Jesus era Deus, mas veio em forma de homem, por isso tinha a necessidade como todo homem do poder do Espírito Santo (At 10: 38).

·       É o guia dos que são de Cristo – vemos em várias religiões que espíritos, guias e gurus são os que ensinam e direcionam seus seguidores, no cristianismo é o próprio Deus que cuida dos Seus filhos na pessoa do Espírito Santo (Jo 14: 16, 17 e 26).

·       Atua poderosamente na Igreja – através de sinais, prodígios, maravilhas, unções diversas e dons. Toda Igreja que não tem estas manifestações é devido não estar dando lugar ao Espírito Santo (At 2 – Rm 15: 19 – 2 Co 12: 12).

 

O Espírito Santo no Crente

O Espírito de Deus passa a habitar no cristão quando este pela fé recebe a Cristo.

Não ficaremos perfeito da noite para o dia, não seremos anjos e sim continuaremos as mesmas pessoas de antes com uma grande diferença, o Espírito Santo irá acrescentar dia a dia suas virtudes, frutos e dons em Sua nova casa, ou seja o cristão que o recebeu.

Sendo assim com o passar do tempo andando diariamente com o seu Senhor, este irá lhe aperfeiçoar dia a dia, através de inúmeras maneiras, porém precisaremos dar lugar ao Espírito Santo e crêr em Sua atuação, caso contrário Ele será um hóspede em uma casa que Ele não poderá agir!

O Espírito Santo é nosso cooperador e Senhor, devemos permitir Sua atuação, ainda que não entendemos para que serve.

O aluno não deve questionar o Mestre, pois o mesmo sabe muito mais que ele, e este está para aprender e servir ao Seu Senhor, pois Deus nos chama para sermos servos.

O Espírito Santo nos auxilia para vencer:

·       O pecado.

·       A velha natureza.

·       A morte.

·       O medo.

·       A tristeza.

·       O inferno.

·       O diabo.

 

O Espírito Santo nos ajuda a alcançar:

·       A santificação.

·         O Batismo no Espírito Santo.

·       A Unção do Espírito Santo.

·       Os dons espirituais.

·       A adoração a Deus.

·       A oração no espírito.

·       A plenitude do Espírito.

 

O Senhor espera de cada Cristão fé, amor e entrega sem reservas a Deus, para experimentar o
mover poderoso que o Espírito Santo tem reservado para a Igreja de Cristo. Amém!

Avivamento    Capítulo 2    Capítulo 3    Capítulo 4    Capítulo 5    Capítulo 6    Capítulo 7    Capítulo 8    Capítulo 9    Capítulo 10    Capítulo 11    Capítulo 12